domingo, 24 de outubro de 2010

Julian Assange e o Wikileaks

(Foto: C. Valiño/El País)

Julian Assange é o homem mais falado do momento. O fundador e editor do site Wikileaks é entrevistado pelo El País e pelo New York Times, publicações que dão amplo destaque à sua mais recente revelação - desta vez, mais de 300 mil documentos secretos sobre o verdadeiro número de vítimas mortais na guerra do Iraque e o recurso a técnicas de tortura.
No sábado, Assange estava em Londres. Foi lá que deu uma conferência de imprensa e falou com os jornalistas espanhóis e norte-americanos. Hoje já estará noutro país qualquer. Como conta o Times, ele sabe que é um alvo a abater e leva muito a sério a sua segurança: está sempre em movimento, não dorme nos mesmos locais duas noites seguidas, paga todas as despesas em dinheiro, muda de aparência frequentemente e só fala através de telemóveis com sistema de encriptação (e, mesmo assim, troca de número como quem troca de camisola...).
O site tornou-se mundialmente famoso (e inimigo nº 1 do Pentágono) depois de ter revelado, em Abril deste ano, o vídeo de uma operação militar norte-americana em que vários civis desarmados são abatidos (incluindo dois jornalistas da agência Reuters). Em Julho, milhares de documentos secretos sobre a guerra do Afeganistão foram tornados públicos, embaraçando as relações entre os aliados e alguns 'países amigos', como o Paquistão. Agora revelaram-se (mais) verdades inconvenientes sobre a guerra do Iraque.

2 comentários:

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Prezado Julian Assange
Em nome dos 44 milhões de Brasileiros que votaram contam contra a Mentira, oportunismo, demagogia, Corrupção e e Má Fé do governo Lula, por favor divulgue o que você tem sobre o governo brasileiro .
Governo Lula, tem se revelado o + corrupto já visto na história desse país, o presidente + demagogo e mentiroso e não podemos continuar com um Brasil decadente na Saúde, Educação e segurança publica .
O Governo Populista de Lula, que consegue votos graças a seu programa de Bolsa esmola onde tira proveito da miséria para se beneficiar e se perpetuar no poder.
A America latina não precisa de um outro Ditador , não precisa de um outro comunista que se alia a ditadores e terroristas que matam mulheres na base do apedrejamento até a morte .
Se for para se fazer justiça, revele os documentos referente ao Brasil .

Muitos dizem aqui que a única diferença de Lula para seus amigos ditadores de Irã, Venezuela e Cuba , é que os amigos de Lula tem coragem de mostrar a verdadeira cara.
A mascara desse governo mentiroso, corrupto precisa cair.

Por favor ajude aos 44 milhões de brasileiros que disseram não ao governo Corrupto, Mentiroso, Demagogo e oportunista do PT.

Abraços,
Nikacio Lemos
23 anos
Site que falam a verdade sobre Lula : http://carlosverezablog.blogspot.com/, http://coturnonoturno.blogspot.com/ ,

Michael disse...

Nikacio, Concordo plenamente com você.

Saudações.